O artista plástico PMourana apresenta a exposição de pintura intitulada “Melodias Curvilíneas”, a inaugurar na terça-feira, 5 de Março de 2024, na Galeria da Fundação Fernando Leite Couto.

Na mostra que conta com a curadoria de Yolanda Couto, estarão expostas as mais recentes criações do artista surrealista, onde se destacam a mulher, a música e a utopia.

O crítico Aurélio Ginja, que já aprofundou sobre o trabalho de PMourana, descreve-o como a exaltação da mulher enquanto a encarnação da música, a personificação da poesia e na sua “complexa e sinuosa inteligência do seu existir, na capacidade insuperável de operar, com a sua genica laboriosa, milagres no quotidiano”.

A contemplação do trabalho de PMourana revela detalhes que desafiam o espectador a construir paisagens ou cenários, narrativas e composições completas. É como se um filme se revelasse no estado bruto, dando ao público a possibilidade de realizar, fazer a trilha sonora, mover as personagens e as suas falas. O amor, a paz e a introspecção são os sentimentos que despontam a partir da apreciação.

Neste 2024 assinalam-se os cem anos da publicação do Manifesto Surrealista escrito por André Breton, o que vem a conferir uma importância à exposição “Melodias Curvilíneas” por ser mais uma demonstração de mestria do artista moçambicano, claramente na linha do surrealismo.

Sobre o surrealismo de PMourana, a professora Natércia Manhenje, que apresenta a exposição afirma que a “sua técnica, que é bem persuasiva e com uma característica muito pessoal e de estilo que o enquadra no mundo surreal, com a particularidade de nos levar para um caminho sem retorno e sem vontade de voltar ao mundo real. O uso de cores e formas, que nos levam a interpretar de um modo mais amplo tudo o que está em nosso redor, nunca descurando o seu próprio estilo e traço, levam a cada um a transportar-se para um infinito de imagens de um modo aberto, criando emoções que exaltam a alma, em consonância com as suas vivências.”

Pedro de Sacadura Betrufe Mourana, de nome artístico PMourana, é de nacionalidade moçambicana, nasceu a 14 de Setembro de 1961, na cidade da Maxixe, província de Inhambane.

Com mais dez exposições individuais já realizadas e mais de duas dezenas de colectivas em que participou, o trabalho de PMourana estende-se para ilustrações de livros e discos. (RM)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *