OS projectos da Central Térmica de Temane e da linha de transporte de energia eléctrica, ligando Tete e Maputo, receberam ontem a aprovação final do Governo e autorização para a sua materialização.

Para o efeito, o Conselho de Ministros apreciou e aprovou a atribuição da concessão da Central Térmica e da linha, bem como os respectivos termos e condições a duas entidades distintas que vão implementar os projectos.

Num comunicado distribuído no final da sessão, o Conselho de Ministros acrescenta que a Central Térmica de Temane vai contribuir na promoção do desenvolvimento das comunidades locais e do país, através do aumento da capacidade instalada de geração de electricidade e da segurança de fornecimento.

O empreendimento vai igualmente gerar emprego sustentável para as comunidades, diversificar e reforçar a base produtiva, na medida em que a energia será usada para impulsionar outras actividades económicas.

A central está numa fase avançada de desenvolvimento e deverá alcançar o fecho financeiro em Junho próximo, permitindo que a primeira produção de energia seja possível até Setembro de 2023.

Em relação à linha de transporte de energia, também designada espinha dorsal, o documento refere que, numa primeira fase, a infra-estrutura vai avançar no troço Temane-Maputo, devendo estar concluída até Maio de 2023, pouco antes da Central Eléctrica que vai alocar a energia à linha.

O construtor da primeira fase da espinha dorsal, num troço de 563 quilómetros, que prevê ainda quatro subestações, foi já seleccionado, esperando-se pelo arranque efectivo das obras.

Ainda na sessão de ontem, o Conselho de Ministros apreciou informações sobre o balanço e perspectivas da aplicação das medidas preventivas  da Covid-19, a situação de emergência gerada pela época chuvosa e ciclónica, bem como o ano lectivo.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *