NoticiasAI

Governo de Macomia dá ordens para regresso de funcionários públicos

regressocc min

O Governo do distrito de Macomia, zona centro de Cabo Delgado, contrariando o discurso do Secretário do Estado, António Supeia, segundo o qual não é obrigatório o regresso às zonas de origem, deu ordens a todos os Funcionários e Agentes do Estado, para que até hoje (14) regressem a Macomia, por sinal um dos mais fustigados pelas acções terroristas.

 

A ordem para o retorno obrigatório dos Funcionários e Agentes do Estado à vila de Macomia, a única com alguma segurança, data de 4 de Novembro. Foi assinada pelo Secretário Permanente, Cristóvão Alberto Velho, tendo instruído os directores e chefes das repartições a coordenar todo o processo.

 

Em caso de incumprimento, o Secretário Permanente de Macomia adverte que “o funcionário e Agente do Estado que não se apresentar no serviço até hoje merecerá um tratamento especial nos termos da lei”.

 

A advertência aos funcionários e agentes do Estado para regresso obrigatório a Macomia acontece numa altura em que ainda há relatos de novos ataques terroristas naquele distrito. O mais recente foi reportado na última quinta-feira, na aldeia Nguida, que resultou em cinco mortos, parte dos quais das Forças de Defesa e Segurança.

 

De acordo com fontes locais, esta é a quinta vez que os terroristas atacam Nguida, onde a maior parte da população está refugiada na vila de Macomia.

 

Refira-se que, em Setembro findo, os terroristas atacaram o bairro Napulubo, localizado no meio da vila, onde deixaram cinco mortos e queimaram duas viaturas e estabelecimentos comerciais, não obstante a presença das Forças de Defesa e Segurança moçambicanas e seus aliados da SADC. (Carta)

Fonte: Carta de Moçambique