NoticiasAI

Governo quer garantir regresso a Cabo Delgado das populações deslocadas

O Ministro da Defesa, Atanásio Mtumuke, disse ontem que as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique estão empenhadas em garantir que as populações que se deslocaram devido aos ataques armados em Cabo Delgado voltem às suas aldeias.

“O esforço maior está sendo envidado pelas Forças de Defesa e Segurança, para que as pessoas possam retornar às suas antigas aldeias”, disse Atanásio Mtumuke, falando momentos antes de dirigir uma cerimónia de encerramento de um curso militar na capital.

Os ataques armados em Cabo Delgado já causaram pelo menos 300 vítimas mortais, segundo números oficiais e da população, e perto de 60.000 residentes foram afectados, muitos obrigados a deslocar-se para outros locais em busca de segurança, segundo dados das Nações Unidas.

Mtumuke frisou que as operações tem como principal objectivo é “garantir segurança das pessoas”, algumas das quais que foram obrigadas a abandonar as suas aldeias.

“O que está a acontecer neste momento é que algumas populações estão fora das suas aldeias, mas as actividades das Forças de Defesa e Segurança continuam no terreno a garantir a segurança das comunidades”, frisou o governante.

    Fonte:Jornal Notícias