O vínculo contratual de concessão do Porto de Nacala entre o Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN) e o Governo de Moçambique termina em Janeiro próximo, segundo o anúncio feito, ontem, pela porta-voz do Governo, Ana Comoane, no final da sessão do Conselho de Ministros.

Segundo a fonte, a gestão do porto de Nacala volta para a empresa Caminhos de Ferro de Moçambique.

Esta decisão resulta da necessidade do Governo reavaliar a estratégia de gestão e exploração das baias ao redor do Porto de Nacala e redefinir formas de exploração das mesmas, face ao seu potencial e oportunidades para desenvolvimento.

Um comunicado emitido esta manhã pela CDN, indica que, sem a gestão do Porto de Nacala, as empresas desta operadora vão focar-se no seu principal negócio que é carga geral na ferrovia e o escoamento do carvão no porto multi-usuário de Nacala-à-velha.

Este posicionamento estratégico irá permitir o corredor: aumentar o volume, eficiência e eficácia na logística ferroviária de carga geral, potenciar o negócio principal do corredor e manter o seu compromisso de continuar a investir para o desenvolvimento das comunidades ao longo do Corredor Nacala, operando com altos padrões ambientais e respeito pelas comunidades.

“Com a não continuidade da gestão do Porto de Nacala, há necessidade das empresas do corredor enveredarem mais esforços ao negócio principal que é o escoamento e embarque do carvão, a partir de Tete ao porto multi-usuário de Nacala-à-velha, e alavancar a potencialidade do transporte ferroviário da carga geral” – explica Welington Soares, presidente do Conselho de Administração, das empresas do Corredor Logístico de Nacala.

Durante os 15 anos de gestão do Porto de Nacala, a CDN contribuiu, visivelmente, para o desenvolvimento das infra-estruturas portuárias de Nacala, para além de assumir o protagonismo de ajudar a economia do país e desenvolvimento da região norte, em particular, lê-se no documento.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *