O INSTITUTO de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cássimo (IFPELAC) graduou recentemente 28 técnicos médios em Economia do Trabalho.

Trata-se de uma amostra dos formados nesta especialidade nos últimos nove anos, habilitados a trabalhar nas áreas de Recursos Humanos, Administração, Higiene e Segurança no Trabalho, Planificação, Controlo de Qualidade, Estatística Económica, entre outras. Igualmente, os técnicos podem optar pelo empreendedorismo na área da sua formação.

A cerimónia de graduação, realizada sexta-feira, foi dirigida pela directora-geral-adjunta do IFPELAC, Ester Macamo, e contou com a presença de quadros da administração do Trabalho de nível central, IFPELAC, INEFP, parceiros sociais, pais e encarregados de educação dos graduados.

A graduação ocorre num período de reformas em que o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS) dá primazia à formação profissional, e não ao ensino técnico-profissional, que está sob alçada da Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP).

Intervindo na ocasião, Macamo desafiou os graduados a serem proactivos e não esperarem ser empregados por outrem. Devem apostar no auto-emprego para sanar possíveis dificuldades de enquadramento no mercado laboral.

Referiu ainda que, apesar de o curso de Economia do Trabalho deixar de ser ministrado nos moldes actuais, não significa que o IFPELAC não vai optar por este tipo de formação em moldes profissionais, visto que responde a uma necessidade da administração do Trabalho. 

Na sua mensagem, os recém-formados garantiram estar preparados para enfrentar o mercado de trabalho, tanto como empregados como empreendedores, pois as ferramentas recebidas durante os três anos de formação permitem aos graduados conquistar o seu espaço.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *