O Secretário geral das Nações Unidas, António Guterres, voltou a exigir um cessar-fogo na Faixa de Gaza e o fim da Guerra Rússia e Ucrânia. Guterres participou da sessão de quinta dos BRICS, que tem lugar na Rússia desde terça-feira.

António Guterres e Vladimir Putin voltaram a sentar à mesma mesa, dois anos depois do encontro de Fevereiro de 2022, na sequência dos primeiros ataques russos à Ucrânia.

Diante dos BRICS e outros convidados da décima sexta cimeira do grupo que teve lugar na cidade russa de Kazan, Guterres voltou a exigir paz e cessar fogo entre a Rússia e a Ucrânia.

Precisamos de paz na Ucrânia, uma paz justa em conformidade com a Carta das Nações Unidas, o direito internacional e as resoluções da Assembleia Geral. Precisamos de paz no Sudão, com todas as partes a silenciar as suas armas e a comprometerem-se com uma via para uma paz sustentável.

As divergências no médio oriente, constitui preocupação ao mundo segundo Guterres, que exigem imediatamente o calar das armas.

“Precisamos de paz em Gaza com um cessar-fogo imediato, a libertação imediata e incondicional de todos os reféns, a entrega efectiva de ajuda humanitária sem obstáculos. E precisamos de fazer progressos irreversíveis para acabar com a ocupação e estabelecer a solução de dois Estados, tal como foi recentemente reafirmada, mais uma vez, por uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas”, disse Guterres. 

António Guterres lembrou ao grupo dos nove e seus convidados a necessidade de inclusão mundial, lamentando os níveis de fome e pobreza no mundo.

“Nenhum grupo e nenhum país pode atuar sozinho ou isoladamente. É necessária uma comunidade de nações que trabalhem como uma família global para enfrentar os desafios globais. Desafios como o número crescente de conflitos, a devastação provocada pelas alterações climáticas, a poluição e a perda de biodiversidade, o aumento das desigualdades e a persistência da pobreza e da fome, adaptam as crises que ameaçam os planos de futuro de muitos países vulneráveis”, defendeu.

Entretanto, no discurso do fecho da reunião encerrada com vários acordos entre os membros, Vladimir Putin disse estar aberto a quaisquer opções para o término da Guerra na Ucrânia.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *