O HOSPITAL Central da Beira (HCB) acaba de retomar as consultas externas e as cirurgias electivas suspensas devido à pandemia da Covid-19, que entre outras consequências afectaram um grande número de funcionários no final de Janeiro.

O facto foi dado a conhecer esta quinta-feira pela directora clínica da instituição, Ana Tambo, numa entrevista ao “Notícias”, em que apontou, igualmente, que a unidade sanitária voltou à sua actividade normal quando todos os profissionais de saúde estavam curados da doença.

De acordo com a fonte, a cura e fortalecimento da imunidade destes funcionários deveu-se, em parte, à tomada da vacina contra a Covid-19 pelos profissionais abrangidos.

Ana Tambo recordou que desde do início da segunda vaga da pandemia pelo menos 62 profissionais de saúde do HCB ficaram infectados, o que influenciou o funcionamento da instituição e obrigou ao encerramento de alguns serviços.

A nossa fonte lembrou ainda que as consultas externas foram encerradas na altura por um período de 30 dias, mantendo-se apenas o atendimento aos doentes crónicos, como diabéticos, com cancro ou outras patologias cardiovasculares.

Relativamente às cirurgias electivas foram suspensas em resultado da infecção de sete funcionários do Bloco Operatório, dos quais dois em estado grave e um deles internado no Hospital da Mulher 24 de Julho.

A suspensão das cirurgias electivas e consultas externas naquela época foi para dar lugar à testagem dos outros funcionários que não haviam sido rastreados de modo a conter a situação.

A directora clínica recordou também que desde o ano passado, quando a pandemia foi declarada, houve uma série de medidas adoptadas no hospital com base nas orientações do MISAU, que consistiam na triagem, rastreio e testagem de todos os utentes que entravam naquele recinto hospitalar.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *