Celebra-se, hoje, o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites. Sem se referir a dados concretos sobre Moçambique, o ministro da Saúde, Armindo Tiago, diz que a doença mata anualmente 1. 400.000 pessoas no mundo, e é preciso assumir um compromisso para travar a situação.

Num dia em que se celebra o Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites, uma doença infecciosa que ainda preocupa o sector de saúde em todo mundo, o número de mortes é ainda assustador, à semelhança do que acontece com os óbitos do HIV-SIDA, anualmente.

Segundo o ministro da Saúde, há necessidade de unir o útil ao agradável para diminuir a propagação das hepatites no mundo, sobretudo, em Moçambique.

As autoridades sanitárias dizem, ainda, estar cientes das complicações que podem surgir no programa que visa reduzir cerca de 10 milhões de infecções por ano no mundo para 900 mil até o ano de 2030.

De acordo com o Ministério da Saúde, as hepatites virais são a sétima maior causa de mortes no mundo e todos devem colaborar para o combate desta doença.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *