Duas viaturas queimadas e um forte cheiro de pneus são alguns vestígios dos tumultos que caracterizaram o dia de ontem, na Estrada Nacional Número Quatro (EN4). Algumas famílias, que vivem nos arredores da EN4, relatam que as suas casas foram atingidas por gás lacrimogéneo.

A EN4 esteve durante todo o dia de ontem completamente bloqueada, quem quisesse fazer a viagem de Maputo para Matola era escoltado pelos Agentes da PRM. Algumas famílias reclamam que mesmo sem sair de casa, foram atingidas por gás lacrimogéneo dentro das suas casas.

O gás, segundo conta a família, foi atirado directamente para a sua casa e condicionou a respiração das crianças que estavam na casa. “O que aconteceu foi lá na rua e tive o cuidado de fechar a porta com uma corrente para que os crianças não saíssem de casa… mas  atiraram isso, uma bala encontrou-me no banho e tive que sair a correr, outra entrou pela janela e atingiu todas as crianças que estavam dentro de casa. Por isso, as crianças ficaram sem forças”, conta Carla Francisco Mbisse, dona de uma casa atingida com gás lacrimogéneo. 

Carla diz que nenhum membro de sua família esteve envolvida na manifestação, mas ainda assim foi atingida.

Quanto aos carros queimados, a polícia nega que tenha incendiado o carro, mas diz que os carros capotaram, devido às barricadas nas estradas

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *