Um incêndio de grandes proporções, num camião cisterna de transporte de combustíveis, destruiu parcialmente no último sábado duas casas de habitação na cidade de Angoche, província de Nampula.

O camião transportava, na ocasião, dez mil litros de gasolina, cinco mil de gasóleo e outros tantos de petróleo de iluminação.

Entre os danos contabilizados contam-se o camião cisterna, um alpendre, um armazém e a parte frontal da residência do proprietário de um posto de abastecimento de combustível e do seu vizinho.

O administrador do distrito de Angoche, Fonseca Etide, confirmou-nos que o incidente, que não causou vítimas humanas, aconteceu cerca das 11.00 horas e o fogo só foi debelado uma hora e meia depois, presumindo-se que tenha sido causado por um curto-circuito ou a presença de um indivíduo fumador no local.

“Foi tudo de repente. Houve uma chama que surgiu de baixo e subiu para a boca do tanque do camião cisterna que estava estacionado na residência do proprietário da bomba de combustível, no momento em que se efectuava o processo de descarga do combustível para recipientes”, explicou Etide.

Porém, segundo a fonte, o fogo foi debelado graças à intervenção da comunidade, que usou areia e água para o efeito. Aliás, o distrito não dispõe de um corpo de bombeiros e a Polícia da República de Moçambique, que se fez presente ao local, não interveio porque não teve meios para combater o incêndio.

“O corpo de salvação pública, proveniente da cidade de Nampula, só chegou ao distrito de Angoche por volta das vinte horas, depois da tragédia ter sido controlada pela população”, disse Etide.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *