NoticiasAI

INCLUINDO MOÇAMBIQUE: África Subsahariana novo epicentro global do terrorismo e da violência extrema

A África Subsahariana, incluindo Moçambique, é o novo epicentro global do terrorismo e da violência extrema.

Este é o resultado de um estudo publicado há dias nos Estados Unidos da América (EUA) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Na análise denominada Jornada ao Extremismo na África: Caminhos para Recrutamento e Retirada, destaca-se que, apesar da redução de mortes por terrorismo, em todo o mundo, nos últimos cinco anos os ataques duplicaram, na África Subsahariana.

A publicação indica que metade das mortes devido a acções de terroristas ocorreu na região. Mais de um terço foi registado na Somália, Burquina Faso, Níger e Mali.

Moçambique, revela a pesquisa, é um dos novos pontos de extremismo violento, que também se espalhou para outras partes do continente africano.

O PNUD ressalta que os ataques arrasam vidas, meios de subsistência, perspectivas de paz e desenvolvimento.

A vice Directora do PNUD para África, Noura Hmladji, disse, em Nova Iorque, que o raio de acção dos terroristas está a crescer de forma exponencial.

O estudo Jornada ao Extremismo na África: Caminhos para Recrutamento e Retirada, revela que as comunidades locais têm habilidade para recuperar da violência em todo o continente, através da prevenção e práticas inovadoras de construção paz.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias