O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, reiterou esta segunda-feira, o esforços do governo no sentido de promover a inclusão financeira no país, priorizando o alastramento da banca para as zonas rurais.

Nyusi falava nas cerimónias de inauguração de duas novas agências bancárias, na Ilha de Moçambique e Mossuril, em Nampula, instaladas pelo BCI e BIM, respectivamente, no âmbito do programa “Um Distrito, Um Banco”, que visa fundamentalmente a bancarização rural.

Discursando nos dois distritos, o Chefe do Estado apelou aos operadores do sector bancário no país a se aproximarem, cada vez mais, às zonas rurais, promovendo assim, o seu desenvolvimento.

Salientou que, para o caso especifico do distrito de Mossuril, que é a primeira vez que dispõe de uma instituição bancária, a entrada em actividade daquela agência deve abrir novos horizontes na perspectiva de a população local aumentar a produção agrícola.

Nyusi destacou ainda, o facto de os problemas de aceso aos serviços financeiros serem mais acentuados nas zonas rurais, sendo por isso que o governo vai continuar a desenvolver esforços no sentido de expandir tais serviços.

Paulo Sousa, presidente da comissão executiva do BCI, deu a conhecer que com a inauguração do seu balcão da Ilha de Moçambique, este banco passa a dispor de 200 agências no território nacional, o que traduz o esforço que a instituição está a fazer para expandir a sua rede, no âmbito do programa “Um Distrito, Um Banco”.

Sousa destacou o importante trabalho feito na preservação do património da ilha, para a instalação da agência, pois, o mesmo requereu a reconstrução do edifício que estava em ruínas.

Já o presidente do conselho de administração do BIM, Rui Fonseca, disse que a instalação da agência de Mossuril responde ao desafio do projecto “Um Distrito, Um Banco”, que visa a extensão da rede bancária para as zonas remotas do país, promovendo assim a inclusão financeira.

Segundo Fonseca, actualmente o banco que dirige dispõe de um total de 192 balcões em todo o país, dos quais 25 foram construídos depois do lançamento, há dois anos, do programa “Um Distrito, Um Banco”.

O BIM já cobre 60 distritos do país e conforme garantiu o seu PCA, este  banco vai continuar com o  desafio, expandindo os seus serviços aos distritos que ainda não foram contemplados.

Com a abertura da agência em Mossuril, os residentes daquele distrito costeiro deixam de depender da Ilha de Moçambique, Monapo, Namialo e Nacala-Porto para efectuar as operações bancárias, sobretudo depósitos e levantamento de dinheiro. 

 

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *