A XHUB abriu, este mês, o processo de inscrição para bandas moçambicanas, excepto as da Cidade e Província de Maputo, para se candidatarem ao projecto de incubação artística.

Segundo a organização,  o processo de inscrição decorrerá até ao dia 03 de Novembro e a segunda fase do projecto será de incubação artística, que ocorrerá durante 30 dias, em Maputo, com o intuito de desenvolver e capacitar artistas sobre a indústria musical.

Neste contexto, a XHUB, junto da Embaixada da França em Moçambique e o Centro Cultural Franco-Moçambicano, realizam, no dia 30 de Outubro, pelas 11horas, na XHUB, uma conferência de imprensa, com intuito de partilhar mais subsídios relacionados ao processo de Incubação artística, Critérios de seleção e avaliação dos projectos e partilha de informações relacionada com os módulos de formação que os artistas receberão.

O conceito central do projecto de incubação artística é virado para criação de um programa de residência criativa que ofereça às bandas moçambicanas a oportunidade de serem treinadas em várias disciplinas relacionadas à indústria musical como: produção musical, produção técnica, gestão de direitos autorais, gestão de carreiras, marketing e promoção, mas também contará com sessões de mentoria e visitas guiadas aos principais espaços culturais do país, que acolhem grandes festivais de arte, como o Festival Azgo.

Esta formação surge com objectivo de dar acesso a recursos educacionais e formação específicas que possam catapultar o crescimento e projecção das bandas nacionais no mercado musical, nacional e internacional.

Assim, a segunda fase do projecto preconiza a realização de uma residência artística, que terá duração de 30 dias, a acontecer na cidade de Maputo, incluindo uma série de formações técnicas e artísticas.  

Numa outra vertente, este projecto visa criar diversidade e inclusão visto que a participação de mulheres em bandas musicais constitui uma vantagem para o crescimento da indústria Cultural e Criativa.

O projecto é uma iniciativa da Khuzula, com o financiamento do fundo Création Africa – Moçambique da Embaixada de França em Moçambique, em colaboração com o Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM) e implementado pela XHUB.

As bandas interessadas podem obter mais informações e realizar suas inscrições através do site ou redes sociais da XHUB. 

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *