O Departamento de Estudos Económicos do Standard Bank considerou, ontem, que a inflação em Moçambique deve ter chegado aos 5,3 por cento em Julho, comprovando a subida sustentada de preços, que deve terminar o ano abaixo dos 10 por cento.

“A taxa de inflação em Moçambique, em Julho, indicou provavelmente que a trajectória do aumento é sustentada; esperamos que tenha chegado aos 5,3 por cento, face aos 4,4 por cento de Junho, depois do valor mais baixo de 2,3 por cento em Abril”, escrevem os analistas.

Numa nota enviada esta manhã aos investidores, e a que a Lusa teve acesso, o Departamento Económico do Standard Bank escreve ainda que “na segunda metade do ano há potencial para que os aumentos nas tarifas de electricidade e nos preços dos combustíveis pressionem uma subida de preços”.

No entanto, concluem, “a inflação deve permanecer abaixo dos 10 por cento até final do ano”.

Na semana passada, o Fundo Monetário Internacional (FMI) previu um crescimento económico de 3,5 a 4 por cento este ano, acelerando para 4 a 4,5 por cento no próximo ano, depois de o PIB de Moçambique ter crescido 3,9 por cento em 2017.

Segundo as previsões do FMI, a inflação ficará este ano abaixo de 6,5 por cento, descendo para 5,5 por cento em 2019 e as reservas internacionais líquidas vão manter-se a níveis confortáveis em 2018 e 2019, disse o chefe da missão do Fundo em Moçambique, Ricardo Velloso.

O desempenho da economia moçambicana neste e no próximo ano será “apoiado por reduções adicionais nas taxas de juro, face ao cenário favorável da inflação”, concluiu o responsável na apresentação da análise da economia, no final da semana passada.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *