A COMISSÃO Nacional de Eleições (CNE) anuncia hoje os resultados da eleição intercalar do presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula, de 24 de Janeiro, numa cerimónia a testemunhada por mandatários de partidos políticos, observadores e outras partes interessadas neste processo eleitoral.

O acto será dirigido pelo presidente da CNE, Abdul Carimo, e decorre depois de este órgão de gestão eleitoral ter efectuado a requalificação de um total de 216 votos inicialmente considerados inválidos depois do escrutínio.

O órgão eleitoral realizou o processo de requalificação dos votos depois que recebeu o acervo do pleito intercalar, no fim-de-semana. No entanto, a requalificação mudou muito pouco os resultados do apuramento feito pela Comissão Distrital de Eleições (CDE), responsável pela condução do exercício a nível provincial.

Desta feita, do total de 73,852 votos (100 por cento) depositados, depois da requalificação dos votos considerados inválidos, o candidato do partido Frelimo, Amisse Cololo, recuperou 57 votos, passando dos anteriores 31.980 para 32.037 votos, e Paulo Vahanle, da Renamo, o segundo mais votado, recuperou 93 votos, passando dos anteriores 28.930 para somar 29.023 votos a seu favor. Carlos Saíde, do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), recuperou 18 votos, passando a somar 7.271. Mário Albino, da Acção do Movimento Unido para a Salvação Integral (AMUSI), recuperou 35 votos, e passou a somar um total de 3.071 votos. A candidata do Partido Humanitário de Moçambique (PAHUMO), Filomena Mutoropa, conseguiu recuperar apenas 13 votos, passando a somar um total de 573 votos.

Após o resultado do exercício feito pela CNE, mantém-se o cenário de nenhum dos candidatos alcançar os 50 por cento de votos necessários para se sagrar vencedor da eleição, estando aberta a possibilidade de realização de uma segunda volta.

Porém, os resultados devem ser validados e proclamados pelo Conselho Constitucional, órgão proeminente em matérias constitucionais e Lei Eleitoral. De seguida, o Governo tem 30 dias para anunciar, por recomendação da CNE, a data da realização de uma eventual segunda volta.

Os editais apontam que dos 296.590 eleitores registados naquela autarquia apenas 73.852 votos caíram nas urnas, o que corresponde a uma participação de apenas 24,9 por cento.

Fonte:JornalNoticias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *