O Irão prometeu, esta quinta-feira, uma resposta “brutal” ao ataque israelita de sábado contra as instalações militares iranianas, afirmando que Israel vai “arrepender-se”, noticiaram os meios de comunicação locais.

A recente acção do regime sionista, que atacou partes do nosso país, foi um acto desesperado e a República Islâmica do Irão vai responder de uma forma brutal que fará com que Israel se arrependa”, disse Mohammad Mohammadi Golpayegani, chefe de gabinete do líder supremo do Irão, o ayatollah Ali Khamenei, segundo a agência noticiosa iraniana Tasnim.

Khamenei elogiou o desempenho da defesa aérea iraniana que “impediu a entrada de aviões de combate do regime sionista no Irão” e afirmou que os danos causados pelos ataques foram “mínimos”.
O comandante-chefe da Guarda Revolucionária do Irão, o general Hossein Salami, avisou que estaria reservada a Israel uma resposta “inimaginável”.

“Israel atingiu a fase de colapso e está agora a agir cegamente, sem respeitar quaisquer regras, e a cometer todos os tipos de crimes”, acrescentou, segundo a agência Tasnim.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, garantiu que o país se encontra numa posição de domínio militar sobre o Irão, já que o exército israelita pode atacar “qualquer parte” do território iraniano a qualquer momento, consoante as necessidades.

“As palavras descaradas dos líderes do regime iraniano não podem esconder o facto de que Israel tem hoje mais liberdade de acção do que nunca no Irão. Podemos chegar a qualquer parte do Irão, se necessário”, afirmou o primeiro-ministro israelita.

As declarações dos líderes surgem após as Forças de Defesa de Israel (FDI) terem levado a cabo um ataque maciço às infra-estruturas militares essenciais do Irão durante o fim-de.semana, em resposta ao anterior ataque do exército iraniano no início de Outubro, que também visou instalações militares israelitas.
O principal objectivo deste ataque, disse Netanyahu, foi reduzir as capacidades de armamento nucleares do Irão. (RM /NMinuto)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *