NoticiasAI

Irmãos Verdades e Tabanka Djaz destacam importância do Festival Tropical Zouk na difusão cultural

Irmãos Verdades pretende manter parceiras com músicos nacionais

“Eventos como Festival Tropical Zouk são importantíssimos”. Quem tem esta percepção é Gaby, vocalista da banda Irmãos Verdade, que voltaram ao país para actuar na sexta edição daquele festival musical. E o vocalista explica: “considero importante o Festival Tropical Zouk porque, tendo crescido na Europa, sei que, quando se fazem eventos destes, em África, devem ser mostrados, pois as pessoas lá fora não têm a noção do peso que uma festa destas pode ter aqui no continente e não sabem do calor com que o público recebe os artistas. Estando fora de África, e com intenções de exportar a nossa cultura, um evento destes é uma cereja em cima do bolo”.

Para Gaby, este regresso ao país foi cinco estrelas, “porque nós temos Moçambique no coração. Desde o início da banda que nós temos vindo cá. Há cinco anos que não vínhamos a Maputo, mas estivemos na Beira há dois anos. Então é sempre um prazer estar aqui, porque, em geral, voltar a África é sempre voltar à casa. E queremos continuar a ter uma relação forte com a música moçambicana. Por isso temos convites de trabalho feitos por músicos locais e por nós, para, a partir de agora, termos uma parceria que também deverá contribuir para expandir a música moçambicana pela Europa”, revelou Gaby.

Ao regressar a Europa, Irmãos Verdades retorna a Portugal e, depois, viaja para a Suíça. Nesses países, a banda espera tocar um produto das nossas raízes, “porque parte das minhas raízes também estão aqui em Moçambique”.

Outra banda que esteve no Zouk foi Tabanka Djaz. Por via do seu vocalista, Micas Cabral, a banda disse que “qualquer intercâmbio cultural é significante, porque acabamos ganhando experiência. Este tipo de evento é daquelas coisas que engrandece a cultura de um país e do continente africano. Espero que as pessoas tirem boas ilações deste evento porque, quando os músicos de diferentes culturas e origens convivem, todos saímos a ganhar do ponto de vista artístico e económico. Este evento mexe com a economia do país na medida em que, por exemplo, emprega muitas pessoas”.

Fonte:http://opais.sapo.mz//index.php/cultura/82-cultura/44606-irmaos-verdades-e-tabanka-djaz-destacam-importancia-do-festival-tropical-zouk-na-difusao-cultural-.html