A Esposa do Presidente da República, Isaura Nyusi, lançou ontem um apelo às entidades públicas, privadas, sociedade civil e à população em geral para o seu envolvimento activo e permanente na protecção da pessoa idosa.

Numa mensagem alusiva ao Dia Internacional do Idoso, que hoje se assinala, ela reconheceu que apesar dos esforços combinados para garantir o bem-estar da pessoa idosa, esta ainda vê os seus direitos violados e negligenciados.

Disse ainda ser grave o facto de estas situações serem perpetradas, muitas vezes, pelos “filhos, netos e até outros parentes dependentes deste idoso no seu sustento”.

“Esta situação é deveras preocupante, por isso, no contexto da advocacia do Gabinete da Esposa do Presidente da República, lançamos o apelo a todas as entidades públicas, privadas, sociedade civil e à população em geral para o seu envolvimento activo e permanente na massificação, divulgação e implementação da lei de promoção e protecção da pessoa idosa, publicada em Fevereiro de 2014 sob o n°03/2014 e o decreto 79/2014”.

Isaura Nyusi citou o Papa Francisco, que disse que “os idosos são a nossa raiz”, a nossa biblioteca viva, fonte da nossa inspiração, pelo que devemos nos insurgir contra qualquer mal a eles infringido.

“Neste contexto, somos todos chamados a repudiar o ultraje ou qualquer forma de discriminação praticada contra as pessoas da terceira idade, através de denúncia à justiça, sem olhar para o seu autor. Apelamos a todos os moçambicanos, do Rovuma ao Maputo, do Zumbo ao Índico, para que na sua esfera de actuação observem e promovam os direitos dos idosos, cientes de que se existimos hoje é porque ontem alguém cuidou de nós”, enfatizou, na mensagem, a que oNotícias Online teve acesso.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *