A Itália anunciou que vai apoiar o desenvolvimento comercial de cafés especiais na ilha de Ibo, na província de Cabo Delgado, em Moçambique.

O apoio será canalizado através da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) como parte de um donativo de 5,8 milhões de euros da Itália para implantação de três projectos em África e no Médio Oriente.

No âmbito do projecto de Moçambique, a UNIDO fará parceria com a Illycaffe e a Fundação Ernesto Illy para desenvolver o café especial de Ibo.

Segundo a UNIDO, projectos semelhantes já foram realizados com sucesso na Etiópia, também com financiamento italiano.

Giorgio Marrapodi, do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Itália, explicou que a decisão foi tomada devido à capacidade da UNIDO para analisar e modernizar as cadeias de valor do agro-negócio, que, segundo disse, é essencial para melhorar o desempenho dos países em desenvolvimento, particularmente, através de parcerias público-privadas.
A Ilha do Ibo fica no arquipélago das Quirimbas e faz parte do Parque Nacional das Quirimbas. É a terra natal da planta coffea racemose loureiro, cujos grãos produzem um café floral notável pelo seu baixo teor de cafeína.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *