A Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) vai financiar um projecto para a avaliação e diagnóstico do estado das pontes moçambicanas, particularmente aquelas que foram erguidas ao longo da Estrada Nacional Número Um (N1).
A iniciativa, orçada em 300 milhões de meticais visa assegurar a transferência tecnologia de manutenção de pontes para o país, a ser gerida pelos técnicos da Administração Nacional de Estradas (ANE), consultores e empreiteiros envolvidos na provisão de estradas e pontes no país. Esta é uma actividade que envolve uma avaliação exaustiva do estado em que se encontram as pontes, com vista a desenhar o tipo de intervenção ajustada à realidade.
Numa primeira fase, e segundo a AIM, a prioridade vai para cerca de 200 pontes erguidas desde Ponta de Ouro, em Maputo, a Sunati, na província de Cabo Delgado .
A informação foi avançada há dias, em Maputo, pelo especialista japonês em matérias de pontes, Takahashi Massamune, a quem cabe a responsabilidade de conduzir o projecto durante um período de quatro anos, no quadro da cooperação técnica para a melhoria da capacidade de manutenção e gestão de pontes em Moçambique.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *