A revista espanhola decidiu distinguir o astro argentino, Lionel Messi, como o jogador com mais títulos da história do futebol e em sua homenagem foi oferecido ao jogador do Inter Miami uma estatueta de ouro. O clube norte-americano onde actua o internacional argentino vai disputar o Mundial de Clubes do próximo ano.

Uma carreira brilhante, repleta de conquistas. Lionel Messi é um dos maiores da história do futebol. O argentino acumula troféus e prémios individuais, assistências e muitos golos na sua trajectória por Barcelona, PSG, selecção argentina e agora nos Estados Unidos pelo Inter Miami, com destaque a suas actuações especiais. Não à toa é chamado por muitos como GOAT (greatest of all time), sigla em inglês que significa maior de todos os tempos.

Razão que levou a revista espanhola Marca a distinguir Messi como o melhor e maior de todos os tempos, olhando para os títulos e troféus (colectivos e individuais) que conquistou ao longo da sua carreira, ainda em curso.

Talvez a taça mais importante de toda sua carreira, o Campeonato do Mundo de 2022, foi conquistada com a Argentina. Em uma final electrizante, decidida nos penaltes, a selecção superou a França e ergueu o Mundial no Qatar. O momento que Lionel Messi tanto sonhou e desejou. Uma coroação digna a um atleta que dedicou praticamente toda sua vida ao desporto mais amado e seguido do mundo.

 

PRINCIPAIS TÍTULOS DE MESSI

Pela selecção argentina, Messi ainda tinha conquistado a Copa América de 2021 diante do Brasil, no Maracanã. O troféu encerrou um longo jejum sem conquistas da equipa argentina, e a partir daí desandou com a Albiceleste, conquistando a Finalíssima contra a Itália, em 2022, e o bicampeonato da Copa América em 2024, contra a Colômbia na grande decisão.

Lionel Messi empilha títulos e, principalmente, a conquista de oito vezes Bola de Ouro, pela revista France Football, e três vezes vencedor do The Best, da Fifa, prémios que representam o melhor jogador do mundo de cada época.

Somando toda sua trajectória, o camisa 10 se tornou o jogador com mais títulos conquistados na história do futebol, chegando a incríveis 45 taças a nível profissional em seu currículo.

Ao todo, Messi conquistou 34 títulos e se tornou o jogador mais vitorioso da história do Barça, e devido ao seu grande sucesso, é o maior ídolo do clube catalão, onde conquistou 10 títulos de campeão da LaLiga, sete Supertaças Espanholas, mesmo número de troféus da Taça do Rei, quatro Liga dos Campeões, três Supertaças Europeias e igual número de troféus do Mundial de Clubes.

Como jogador do PSG, Messi conquistou dois campeonatos franceses (2021/22 e 2022/23) e uma Supertaça da França (2022).

Com apenas um mês desde que chegou em território norte-americano, Messi levou o Inter Miami ao primeiro título da história do clube, a Leagues Cup 2023, após bater o Nashville nos pênaltis de 10-9.

Além disso, o argentino ajudou a conduzir a equipa à conquista do Supporters’ Shield, troféu dado ao conjunto que faz melhor campanha na temporada regular da MLS, no ano de 2024.

A trajectória de Messi nos relvados é indiscutível, mas há sempre quem lembre um capítulo negativo: a demora para conquistar títulos com a selecção argentina.

O craque chegou perto do título da Copa do Mundo de 2014, mas foi derrotado pela Alemanha na final. Seu primeiro título na selecção principal veio em 2021, quando bateu a selecção brasileira na final da Copa América, e, logo em sequência, a Finalíssima de 2022 contra a Itália (campeã do Euro).

No mesmo ano, no Qatar, Lionel Messi conquista o Mundial pelo seu país e chega ao topo do mundo. A conquista mais recente foi a Copa América de 2024, vencida contra a Colômbia no prolongamento da final disputada nos Estados Unidos.

O jogador ganhou também o Mundial sub-20, em 2005, e as Olimpíadas de 2008 com a Argentina.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *