O Vice-Ministro do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Oswaldo Petersburgo, defende a mobilização de esforços para que jovens e mulheres beneficiem de medidas activas de promoção de emprego.

“O emprego é a base mais segura e imediata de distribuição de riqueza em qualquer parte do mundo, o que ao mesmo tempo propicia um clima de estabilidade e paz social”, disse, segundo a AIM.

Discursando ontem, em Maputo, na abertura do II Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Emprego (INEP), Petersburgo disse que as estatísticas mostram que, anualmente, em Moçambique, cerca de 350 mil jovens atingem a idade economicamente activa e demandam o mercado de trabalho.

Segundo o vice-ministro, os dados mostram ainda que os jovens representam cerca de metade da população moçambicana e que acima de 52 por cento de toda a população do país é constituída por mulheres,  um dos grupos mais vulneráveis na sociedade.

Petersburgo reconhece o desafio de massificar junto às empresas o serviço de intermediação laboral entre a procura e a oferta digital.

“Pretendemos que jovens com perfis profissionais estejam cadastrados no portal, de modo a que estejam acessíveis, virtualmente, aos gestores de recursos humanos que procuram mão-de-obra especializada”, afirmou.

Acrescentou que as novas funcionalidades do portal incorporam também o registo de jovens moçambicanos na diáspora, para que fiquem, facilmente, contactáveis para oportunidades de emprego que se criam no país.

Petersburgo desafia o INEP a continuar a mobilizar mais empresas para se inscreverem e registarem vagas no portal da instituição que presta serviços, gratuitamente.

O vice-ministro felicitou o INEP pelo lançamento da página web, um mecanismo de comunicação digital sobre as actividades e realizações da instituição. “O INEP pode assim alcançar todo o país e moçambicanos na diáspora sem precisar da sua presença física”.

O presente encontro tem como objectivo analisar o grau de implementação das actividades da instituição, tendo como foco o jovem que precisa de inserção no mercado de trabalho, mas que enfrenta dificuldades para alcançar os seus intentos.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *