Dom Allan Kannameyer, Bispo anglicano de Pretória, considera que a sua Igreja não está para ganhar dinheiro, mas sim divulgar a palavra de Deus na Terra, semeando a fé, o amor e a paz entre as pessoas.
O pronunciamento foi feito ontem, em Maputo, durante a missa de celebração do jubileu dos 125 anos de existência da Diocese dos Libombos.
O bispo disse, na ocasião, que os 125 anos da diocese mostram, claramente, uma coerência na evangelização da mensagem de salvação.
Afirmou que os alicerces desta existência são a fé, amor e a paz, que sempre a igreja defendeu, sem intenção de ganhar dinheiro ou prometer aos fiéis que vão prosperar ou algo do género.
“Nós semeamos a fé, amor e paz, a nível individual, familiar e na sociedade, o que de certa forma vai se reflectir na convivência em harmonia entre as pessoas de todos níveis sociais, a partir da familiar até ao governo.
A Diocese dos Libombos comemora anualmente a festa da família na última semana de Outubro. Este ano o evento coincidiu com a realização do sínodo que acontece de três em três anos e o jubileu, em cada 25 anos.
Mércio Langa, diácono e porta-voz do evento, disse ao jornal Notícias que no sínodo, o organismo máximo que toma as decisões sobre as directrizes da Igreja, avaliou de forma positiva o nível do cumprimento das orientações tomadas no conselho anterior, em 2015, e deliberou manter as mesmas estratégias para os próximos três anos.
A fonte referiu que a cerimónia do jubileu contou com a participação de cerca de 3000 pessoas, entre fiéis, convidados nacionais e estrangeiros.
Acrescentou que além do Chefe do Estado, Filipe Jacinto Nyusi, testemunharam o acto convidados provenientes do Portugal, África do Sul, Suécia, Zimbabwe, Inglaterra e Estados Unidos da América.
A Igreja Anglicana entra no país por intermédio dos trabalhadores moçambicanos na República da África do Sul.
A diocese foi criada a 05 de Novembro de 1893, com a consagração do bispo William Edmund Smyth, e integra as províncias do Centro e Sul do país, nomeadamente, Tete, Zambézia, Manica, Sofala, Inhambane, Gaza e Maputo.
A mesma se subdivide em seis distritos eclesiásticos, nomeadamente, Umbelúzi, Maputo, Limpopo, Maciene, Inhambane e Púnguè e conta com 250 congregações, um bispo em exercício, um reformado, 58 padres e quatro diáconos.
SAMUEL UAMUSSE
Fonte:Jornal Notícias