O Ministério da Cultura e Turismo, em parceria com o sector privado, lançou a época alta do turismo, iniciativa, que visa prover uma gama de informação útil e necessária, para os turistas, que se fazem ao país durante a quadra festiva e não só. 

A época alta do turismo compreende o período de Dezembro a Janeiro, sendo que, as áreas de restauração, alojamento e entretenimento constituem o cartão-de-visita do país, do ponto de vista do que é do melhor, que Moçambique pode oferecer nesta época.
O lançamento da época alta do turismo em Moçambique teve lugar semana passada em Maputo, e foi dirigido pela Directora Nacional do Turismo, Fátima Romero, e contou com a presença dos membros da Confederação das Associações Económicas (CTA).
“Este ano decidimos fazer o lançamento, embora algo atrasado, mas ainda vamos a tempo de prover esta informação útil, que possa permitir aos turistas terem férias descansadas em Moçambique. Estamos a realizar actividades no âmbito da preparação da quadra festiva a nível nacional, através de equipas multissectoriais, com vista a criar um ambiente alegre, acolhedor e hospitaleiro aos nossos visitantes e turistas”, disse segundo a AIM
“Junto com a CTA, estamos a realizar, em todo o país, actividades de carácter promocional e educacional, que se enquadram no programa nacional do “bem servir”. Na quadra festiva, as áreas de restauração, alojamento e entretenimento são chamadas a elevar o nível dos serviços e produtos, que oferecem, neste período, para que os turistas desfrutem do melhor, que o país pode oferecer”, sublinhou.
O turismo foi definido pelo governo,  como a quarta área prioritária, para impulsionar o desenvolvimento, e é, na base deste comando governamental, o sector que tem vindo a desenvolver iniciativas, que colocam o pelouro, como uma área importante da economia moçambicana.
“Durante o ano de 2018, registamos um aumento de visitantes no nosso país, em 100% e a contribuição do PIB do turismo para a área de restauração e alojamento, aumentou de 2017 a 2018, em 1.3 porcento. Isso demostra o resultado das acções levadas a cabo para impulsionar o sector”, garantiu.
A fonte avançou, igualmente, que durante a época alta do turismo, serão realizadas duas campanhas, nomeadamente, a campanha de Boas Vindas, que consiste na recepção dos turistas, hospedes e visitantes com ofertas de brindes e folhetos com informação dos principais destinos do país, e a campanha Restaurante Amigo do Cliente, que visa apelar e sensibilizar a área de restauração, para a observação das regras de higiene e melhoria da qualidade dos serviços.
“A campanha de boas vindas irá ocorrer nos aeroportos e alguns postos fronteiriços do país com destaque para as fronteiras de Ressano Garcia, Namaacha, Goba e Ponta de Ouro. Em relação à campanha, restaurante amigo do cliente, serão realizadas visitas de monitoria aos principais estabelecimentos de restauração”, garantiu.

 

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *