É HOJE lançado o Projecto de Geração de Emprego e Melhoria de Renda (PROGER) que vai capacitar mais de 4200 produtores da província de Niassa e Zambézia, em técnicas de criação de aves e gestão de negócios no sector avícola.

A iniciativa é do Instituto para a Promoção de Pequenas e Médias Empresas (IPEME) e tem como metas o aumento da renda per capita dos beneficiários, na ordem dos 1170 dólares, e, por conseguinte, a redução da pobreza em 42% até o ano 2025.

No evento, a ser dirigido pelo vice-ministro da Indústria e Comércio, Ragendra de Sousa, na cidade de Lichinga, província do Niassa, serão partilhados os aspectos operacionais do projecto, dando a conhecer a sua estrutura e as oportunidades que se abrem para o sector privado local.

Iniciado nos finais do ano passado, o PROGER tem vigência de cinco anos e está orçado em 9 milhões de dólares, financiados pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Governo.

O apoio aos agricultores compreende a instituição de duas linhas de financiamento em espécie, nomeadamente a entrega de pintos, ração, bebedouros e vacinas.

A primeira linha é destinada a pessoas interessadas em começar o negócio de criação, na faixa etária dos 18 a 35 anos, com uma capacidade de produzir 100 a 300 frangos em cada ciclo, devendo reembolsar o crédito após três ciclos produtivos.

Nesta camada, considerada de vulnerabilidade elevada, o PROGER almeja formar até o fim do projecto cerca de mil avicultores, sendo 50% do sexo feminino. Para além do apoio em insumos, este grupo vai beneficiar de assistência técnica.

A segunda, em forma de subvenção, abrange as pequenas e médias cooperativas e produtores que necessitam de apoio no processamento e abate de carne. Estas gozam de um período de graça de dois ciclos produtivos e vão comparticipar em 10%.

Prevê-se com este projecto, a implantação de 02 fábricas de ração, 02 matadouros e 01 incubadora, beneficiando cerca de 1465 micro e pequenos produtores e 35 médios produtores suprimindo-se assim, o deficit de pinto e ração, principais limitantes na produção de frangos e ovos.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/economia/66862-lancado-projecto-avicola.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *