O Governo moçambicano acaba de disponibilizar um montante estimado em dez milhões de meticais, para o combate da pobreza urbana, no município de Lichinga, província do Niassa. O montante vai financiar pequenos projectos destinados aos munícipes daquela parcela da província.

O facto foi revelado recentemente pelo edil da cidade de Lichinga, Saíde Amido, à margem da primeira sessão ordinária da Assembleia Municipal, tendo na ocasião sublinhado que a disponibilização daquele montante vai estimular a redução dos índices elevados de desemprego que afecta sobretudo a camada jovem.

Amido não revelou o número de projectos a serem financiados e que já foram submetidos a edilidade de Lichinga, pelos munícipes, mas sublinhou que a aprovação depende da sua relevância, no que toca à oportunidade de criação de auto-emprego e capacidade de geração de receitas e de reembolso aos cofres municipais.

A fonte garantiu ainda que a selecção dos projectos vai começar nos postos administrativos urbanos onde nos conselhos consultivos locais serão envolvidos com recomendações claras de evitar favorecimentos e outras manifestações que consubstanciam corrupção para tirar vantagens para benefício próprio.

Ainda na referida sessão, a comunicação social indagou ao edil de Lichinga relativamente às possíveis causas do atraso que se verifica no arranque das obras de reabilitação das estradas urbanas e tapamento de buracos que constituem obstáculo à livre circulação de veículos motorizados e bicicletas.

Amido justificou que o facto se deve à demora na recepção de tambores de betume asfáltico importado para que os trabalhadores afectos ao departamento de estradas na edilidade possam executar os trabalhos com a qualidade desejada.

Neste momento, a edilidade está a fazer o tapamento de buracos nas estradas asfaltadas da cidade de Lichinga com recurso a solos argilosos. No entanto, o esforço não reflecte as expectativas dos munícipes, porquanto as chuvas que ainda se registam naquele ponto do país agravam as dificuldades de transitabilidade.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *