A Comissão Nacional de Eleições (CNE) decidiu conferir posse a Loló Coreia para o cargo de director-geral do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), o órgão executivo da CNE, acto que terá lugar na próxima sexta-feira na capital do  país , Maputo.

Um comunicado de imprensa da CNE diz que a decisão de empossar Coreia foi tomada ontem.

“A Comissão Nacional de Eleições (CNE) reunida, hoje, dia 10/10/2022, em sua 11.ª Sessão Plenária Extraordinária, decidiu nomear e conferir posse ao Sr. Loló Correia, no cargo de Director Geral do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), na próxima sexta-feira, dia 14 de Outubro do ano em curso, na Cidade de Maputo”, lê-se na nota citada pela AIM.

Coreia deveria ter tomado posse em meados de Setembro último, mas a concorrente derrotada, Helena Garrine, interpôs uma reclamação à comissão jurídica da CNE, na qual apontava irregularidades e ilegalidades durante o processo da sua eleição.

Por sua vez, a comissão jurídica da CNE submeteu o caso ao Tribunal Administrativo, e que aguardava pela resposta daquele órgão soberano.

A selecção do novo director-geral do STAE, por concurso público, não reuniu consenso nos seis nomes apresentados pelo júri, o que empurrou o processo para a eleição interna.

Eleito em Setembro último, com 10 votos, contra sete de Garrine, Coreia substitui Felisberto Naife, que ocupou o cargo por mais de 15 anos.

Coreia desempenhava as funções de director provincial do STAE em Tete e Garrine é actual directora nacional de Formação e Educação Cívica no órgão.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *