O PRESIDENTE francês, Emmanuel Macron, prometeu hoje, sexta-feira, à Primeira-Ministra britânica, Theresa May, a fazer tudo o que for possível para ajudá-la a lutar contra o terrorismo, quatro dias depois do atentado de Manchester.

“Estamos aqui para cooperar e fazer tudo o que pudermos para reforçar esta cooperação ao nível europeu”, disse Macron num encontro bilateral com a chefe do Governo britânico antes do início da cimeira dos líderes do G7.

O bombista suicida, Salman Abedi, de 22 anos, detonou na segunda-feira à noite um explosivo artesanal no exterior do Manchester Arena, onde decorria um concerto da cantora pop norte-americana Ariana Grande, causando 22 mortos e 75 feridos, muitos deles adolescentes.

O bombista suicida terá dito que foi movido pelo tratamento injusto que recebeu, afirmou uma parente. A mulher disse à agência AP que Salman Abedi lhe telefonou a explicar o motivo e a pedir perdão pelo que ia fazer.

Ela, que falou ao telefone com a AP a partir da Líbia, afirmou que um amigo muçulmano de Abedi foi assassinado no ano passado e que o terrorista lhe disse que os “infiéis” no Reino Unido não se importaram.

“A raiva foi a principal razão” para o atentado e, ao telefone com a sua parente, Salman Abedi terá pedido: “perdoa-me”.

As autoridades britânicas estão a investigar as ligações entre Abedi e outros militantes islâmicos em Manchester, no resto da Europa e no norte de África e Médio Oriente.

Segundo um irmão mais novo do bombista, este terá consultado a Internet para aprender a fabricar um engenho explosivo e tentar conseguir “uma vitória para o Estado Islâmico”.

 Actualmente há oito homens sob custódia, que estão a ser interrogados depois de um homem e uma mulher terem sido libertados sem acusação.

 

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/internacional/67919-macron-promete-ajudar-reino-unido-a-combater-terrorismo.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *