Mais de 200 moçambicanos provenientes da África do Sul entraram ilegalmente no país

Na madrugada de hoje, mais de 200 moçambicanos, vindos da vizinha África do Sul, entraram ilegalmente no país, pela fronteira da Ponta de Ouro. Os cidadãos estão retidos naquele posto fronteiriço para o rastreio da COVID-19.

Desde a eclosão e o agravamento da pandemia do novo coronavírus na vizinha África do Sul, aquele país decretou o “lockdown” e fechou algumas fronteiras terrestres com Moçambique. E uma das fronteiras que está encerrada é da Ponta de Ouro, mesmo assim há mais de 200 moçambicanos que entraram ilegalmente no país por aquele ponto fronteiriço, vindos da África do Sul, na madrugada desta quinta-feira.

Porque os cidadãos vêm de um país com muitos casos positivos da COVID-19, estes estão retidos no posto de travessia da Ponto de Ouro para o rastreio da doença.

Na semana finda, o Serviço Nacional de Migração repatriou 16 estrangeiros dos quais 11 etíopes, dois angolanos, dois suazis e um malawiano por permanência ilegal no país.

Ainda no mesmo período, as fronteiras nacionais registaram um movimento migratório global de 10.100 viajantes de diversas nacionalidade dos quais 4.694 entrados e 5.451 saídos, uma redação em 90% quando comparado com ano igual época do ano passado que teve registo de 98.367 viajantes.

 

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *