Munira Abudo

Enfermeiros, agentes de serviço, guardas e técnicos administrativos, em número de 44, foram expulsos nos últimos dias na província de Nampula, por cobranças ilícitas e mau atendimento aos pacientes. O anúncio foi feito esta segunda-feira, em conferência de imprensa, pela Directora dos Serviços Provinciais de Saúde de Nampula, Munira Abudo.

 

Segundo Munira Abudo, os funcionários e profissionais de saúde expulsos estavam afectos nos distritos de Nampula, Angoche, Memba, Nacaroa, Moma, Malema, Mogincual e Larde. Nesses distritos, cobravam e maltratavam os utentes de vários serviços que por norma nem são pagos.

 

Outros 10 funcionários do Hospital Central de Nampula, a maior unidade sanitária de referência no norte do país, também foram demitidos devido às mesmas causas. Trata-se de funcionários e enfermeiros que estavam afectos à maternidade e ao banco do sangue, entre outras áreas. 

 

Denúncias populares e queixas de pacientes através da Comunicação Social e do Gabinete do Utente permitiram juntar provas que levaram à expulsão dos funcionários.

 

Refira-se que a 31 de Abril findo, aquando da celebração do Dia Internacional da Parteira, o Hospital Central de Nampula publicou, na sua página de Facebook, uma mensagem exaltando o trabalho das Parteiras, facto que levou vários internautas a criticarem aquela instituição sobre o mau atendimento e cobranças ilícitas para ter um parto humanizado. (Carta)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *