A província do Niassa regista avanço na recolha de dados sobre a previsão de tempo mercê da instalação de Vinte e cinco novas estações automáticas e pluviómetros em seis distritos, este ano.

Destes equipamentos, três novas estações automáticas foram instaladas em igual número de distritos e vinte e dois pluviómetros foram distribuídos em cinco distritos tendo cada um beneficiado no mínimo três a quatro aparelhos.

O delegado do Instituto Nacional de Meteorologia no Niassa, Tomas Inácio informou que estes equipamentos foram alocados aos distritos de Chimbunila, Cuamba, Mecanhelas, Muembe, Ngauma e Sanga.

A existência de um banco de dados localizado sobre a previsão de tempo e queda pluviométrica nestes distritos vai facilitar o processo de planificação em vários sectores de actividades em particular o de agricultara bem como a facilidade de estudo nesta área indicou a fonte.

A disponibilidade de aparelhos cria uma nova dinâmica na colecta de dados sobre a previsão de tempo e queda pluviométrica na província do Niassa.

O Delegado do Instituto Nacional de Meteorologia no Niassa, Tomas Inácio disse que a aquisição dos equipamentos foi graças a parceria com o Fundo de Fomento Agrário e Extensão Rural – FAR, através do projecto PROCAVA. (RM)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *