A REDE escolar está em franca expansão na província de Tete, tendo passado de 1235 no ano passado para 1.264 no presente ano lectivo, de uma meta estabelecida em 1260.

Os dados foram divulgados ontem pelo governador de Tete, Paulo Auade, durante a abertura da III Reunião Provincial de Planificação da Direcção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano.

Segundo Auade, as 39 escolas construídas elevaram a capacidade de acolhimento de alunos nos vários subsistemas de ensino.

“No presente ano lectivo foram matriculados 660.234 alunos em todos os níveis do ensino geral, dos 643.304 planificados, o que corresponde a 102,6 por cento de realização e um crescimento de 7,4 por cento em relação a 2017”, disse o governador.

Sem apresentar o efectivo global, Awade afirmou que foram contratados para o presente ano lectivo 460 novos docentes, em conformidade com a meta, o que corresponde a uma realização de 100 por cento.

Referiu que o sector da Educação e Desenvolvimento Humano, na província, conta com 15.085 servidores do Estado, sendo 13.774 funcionários e 1.311 agentes do Estado.

“No global, o efectivo feminino é de 6.296 funcionárias e agentes do Estado, o que corresponde a 41.7 por cento”, frisou Auade, citado pela AIM.

Participam no evento, de dois dias, directores distritais da Educação, Juventude e Tecnologia, membros do colectivo da Direcção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano, directores dos Institutos de Formação de Professores, entidades que actuam no sector da Educação, parceiros de cooperação, entre outros.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *