O AUMENTO de idosos que abandonam os seus lares em busca de assistência social em centros de apoio é um sinal preocupante da falência do papel protector da família e da marginalização a que a pessoa de terceira idade está sujeita na sociedade.

O alerta é do director nacional da Acção Social, Moisés Comiche, que chama a atenção para o facto de o maior número de idosos assistidos ser de chefes de agregados familiares.

“O atendimento institucional é transitório e deve ser visto como último recurso. O desejo do Estado é que toda a pessoa viva na sua família e comunidade”, sublinhou.

Estima-se que em todo o país cerca de 500 mil idosos recebam assistência directa do Estado, repartida pelo subsídio social básico, programa de apoio social directo e atendimento em unidades sociais. No entanto, este número pode crescer em 10 por cento no próximo ano.

A violência contra os idosos é um dos principais males que afectam esta faixa etária. Face a isto, segundo a fonte, a educação cívica continua a ser uma das formas de sensibilizar a sociedade a respeitar o idoso. Acções do género vão caracterizar a semana do idoso, cujo ponto mais alto terá lugar no dia 1 de Outubro, data em que se celebra o Dia da Pessoa Idosa.

Durante a semana comemorativa, que arrancou ontem, serão realizadas actividades culturais, palestras e visitas a locais históricos, eventos em que os idosos vão figurar como protagonistas.

A efeméride é também uma oportunidade para a divulgação da Lei de Protecção da Pessoa Idosa. Moisés Comiche salientou que as manifestações evidenciam o idoso como um indivíduo que merece dignidade, tal como qualquer outro cidadão.

“Queremos que a sociedade olhe para o idoso sob um outro ângulo. É preciso ver o idoso como uma pessoa que ainda pode contribuir para a construção da sociedade, através da transmissão da sua experiência e dos valores morais”, disse.

A Semana do Idoso foi lançada ontem e as cerimónias centrais terão lugar na cidade de Maputo, no Lar Nossa Senhora dos Desamparados.

 

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/sociedade/71872-mais-idosos-procuram-assistencia-social.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *