Malawi: 3 concorrentes para sucessão de Peter Mutharika na presidência do DPP

Três personalidades políticas, concorrem para a sucessão de Peter Mutharika na presidência do Partido Democrático Progressista (DPP), a maior formação polícia da oposição no Malawi.

Trata-se de Dalitso Kabambe, antigo governador do banco central do Malawi, Kondwani Nankhumwa, antigo ministro da agricultura e actual chefe da bancada parlamentar do DPP e Joseph Mwananveka, antigo ministro das finanças.
Dos três concorrentes em campanha eleitoral interna, o eleito será candidato para as próximas eleições presidenciais agendadas para daqui há quatro anos e meio.
As eleições internas do Partido Democrático Progressista, são convocadas depois de Peter Mutharika, de 80 anos de idade, ter perdido a corrida presidencial de 23 de Junho do ano passado, a favor de Lazarus Chakwera.
Desde então, o DPP entrou em convulsões, com os quadros seniores do partido a exigirem a demissão de Peter Mutharika da presidência desta formação política, para dar espaço a uma liderança mais jovem.
A ideia de sucessão não foi acolhida por Mutharika, que recorrendo à táctica de dividir para reinar, expulsou a secretária-geral, Grezylder Jeffrey e Kondwani Nankhumwa, vice-presidente do partido pela região sul, por alegadamente apoiarem o movimento de mudança de liderança.
As duas figuras já foram reintegradas no partido depois de terem sido ouvidas pelo conselho de disciplina.
O partido DPP foi fundado pelo falecido presidente Bingu Wa Mutharika em
Fevereiro de 2005, após desentendimentos com o seu antecessor Bakili Muluzi.
Venceu as eleições gerais de 2009 e veio a perder o poder em Abril de 2012 antes de concluir o mandato, com a ascensão da Joice Banda a presidência da república em consequência da morte de Bingu Wa Mutharika.
Dois anos depois, Peter Mutharika irmão mais novo de Bingu Wa Mutharika resgatou o partido DPP e seis anos depois viu a sua reeleição anulada pelo tribunal constitucional, cedendo assim o poder ao Malawi Congress Party, partido de Kamuzu Banda.
O DPP, agora na oposição, terá de trabalhar duramente para recuperar o poder nos próximos cinco anos. ( RM Blantyre)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *