O Presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, vai recandidatar-se nas eleições presidenciais de 16 de Setembro do próximo ano.

A intenção foi tornada pública após ser reeleito candidato presidencial, por unanimidade, na reunião extraordinária do Conselho Executivo Nacional do Partido do Congresso do Malawi MCP, havida, esta quarta-feira, na sede da formação política na cidade de Lilongwe.

O secretário-geral do partido, Eisenhower Mkaka, justificou a recandidatura de Chakwera pelas iniciativas de desenvolvimento que o actual chefe de estado implementou desde que foi eleito em 2020.

Mkaka disse que o MCP está preparado, firme e convicto de que vencerá as  próximas eleições gerais, pelo nível de cumprimento das actividades planificadas no quinquénio 2020/25.

O secretário-geral do partido governamental, o MCP, disse que a reunião magna, decidiu ainda que outras posições do partido, serão preenchidas na convenção desta formação política marcada para Agosto do presente ano.

O anúncio formal da candidatura de Lazarus Chakwera às presidenciais de Setembro do próximo ano, pode ser o fim da coligação com o seu vice-presidente Saulos Chilima, que é líder do Partido da Transformação Unida do Malawi (UTM).

Antevê-se um ambiente crispado entre Chakwera e Chilima, pois o vice-presidente teria dito em conferência de imprensa que havia um memorando entre os dois para uma alternância no poder, onde o actual vice-presidente seria o candidato presidencial nas próximas eleições sob o apoio da coligação, hoje liderada por Chakwera.

Chilima, líder do partido UTM que ajudou Chakwera a chegar ao poder por meio de uma coligação, já não pode mais concorrer para o cargo de vice-presidente pois a Constituição não lhe permite, por ter já cumprido dois mandatos nesta posição.

Ele, pode candidatar-se ao cargo de presidente, cuja esperança estava assente na actual coligação com o MCP.

Com este anúncio da recandidatura de Lazarus Chakwera, analistas políticos admitem a possibilidade de Chilima ser adversário directo do actual chefe de estado nas eleições de 16 de Setembro de 2025. (RM Blantyre)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *