Ministério da Saúde do Malawi lança campanha massiva de vacinação de crianças menores de 15 anos contra a poliomielite, face a descoberta de quatro novos casos da doença no país.

A nova campanha segue-se ao ressurgimento de casos da pólio nos distritos de Lilongwe, Blantyre, Phalombe e Mulanje.

Estima-se que cerca de oito milhões e novecentas mil crianças menores de 15 anos, sejam imunizadas até a próxima semana, numa campanha porta a porta.

Falando esta quinta-feira, no lançamento desta campanha de vacinação na cidade de Blantyre, a ministra da saúde do Malawi Khumbize Kandodo Chiponda explicou que a idade limite do grupo alvo foi estendida de cinco para 15 anos, porque o último caso foi detectado em adolescente de 14 anos de idade.

E por orientação técnica da Organização Mundial da Saúde, a idade do grupo alvo a ser vacinado foi alargada para 15 anos, como forma de atingir maior número de crianças.

O oficial do programa de imunização da OMS, Boston Zimba, sublinhou a necessidade de lançamento de uma nova campanha de vacinação em massa, pois mesmo com as 4 fases de imunização levadas a cabo o ano passado, Malawi voltou a registar novos casos da doença.

Zimba alertou ainda que o risco de transmissão da poliomielite, no país, é maior, pois as amostras da vigilância ambiental identificaram que a doença continua a circular no Malawi.

Face a situação, o director nacional do Centro de Controlo de Doenças, Kesley Mirkovic, reiterou o apoio do governo dos Estados Unidos da América na provisão de recursos para a erradicação da poliomielite no Malawi. ( RM Blantyre)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *