Os Estados Unidos da América (EUA) anunciam o lançamento, em Abril próximo, do segundo pacote de 350 milhões de dólares da Millennium Challenge Corporation, para o investimento em sectores de transportes e infra-estruturas públicas no Malawi.

O pacto procura abordar o elevado preço do serviço de transporte rodoviário de mercadorias e os obstáculos à ligação das explorações agrícolas aos mercados nas zonas rurais.

O programa, também foi concebido para resolver as dificuldades de acesso à terra para investimento devido à má gestão do sector imobiliário e à ambiguidade nos direitos de propriedade e de terra, especialmente para as mulheres que se dedicam a agricultura de pequena escala.

São no total três projectos principais, nomeadamente: o Projecto Corredores de Crescimento Acelerado; Aumento da Produtividade da Terra e o Projecto Mecanismo Catalisador Americano para o Desenvolvimento.

De acordo com um comunicado da embaixada norte americana no Malawi, com este financiamento, espera-se que haja reduções no tempo de viagem e nos custos operacionais dos veículos de transporte de mercadorias, devido a melhoria das condições das vias de acesso.

Espera-se ainda que a modernização das principais estradas tornará os mercados urbanos mais acessíveis à população principalmente aos pequenos produtores.

E uma melhor administração governamental poderá ajudar o Malawi a tirar partido de um dos seus principais recursos: a terra, evitando a sua usurpação por terceiros.

Na sequência, as empresas poderão investir com confiança, expandir os seus negócios e criar mais empregos para os cidadãos do Malawi. 

O programa terá a duração de cinco anos, contados a partir de Abril próximo. (RM Blantyre)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *