Centro para Iniciativas de Democracia e Desenvolvimento Económico, anuncia a realização de manifestações pacíficas a partir do próximo dia 24 de Outubro de 2024, exigindo a responsabilização pelo trágico acidente do avião militar que causou a morte do vice-presidente do Malawi, Saulos Klaus Chilima e outras 8 pessoas.

O anúncio da realização das manifestações, surge pelo alegado descontentamento sobre a forma como o governo conduziu a investigação do sinistro, sem no entanto responsabilizar alguém pelos danos humanos.

O relatório preliminar do Bureau Federal Alemão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos, gerou insatisfação em vários extratos da sociedade, sociedade que lança um apelo urgente para uma investigação abrangente e independente sobre as circunstâncias do acidente.

“Queremos respostas, e as queremos agora, as famílias das vítimas merecem saber e a nação exige transparência.”, declara na carta Overton Jere, representante do Centro para Iniciativas de Democracia e Desenvolvimento Econômico.

Os protestos anunciados seguem a um ultimato de há duas semanas, emitido  em 18 de Setembro de 2024, exigindo que o presidente Lazarus Chakwera tomasse medidas administrativas imediatas.

Sem resposta e com a pressão crescente de vários sectores, incluindo o Partido UTM e as famílias enlutadas, os organizadores das manifestações afirmam que a paciência do povo malawiano esgotou-se.

“Parece que nossa dor está sendo ignorada. Quantas vidas mais devem ser perdidas antes que nossos líderes ajam?” lê-se na carta.

A manifestação está marcada para começar em Lilongwe Community Ground, passando por locais importantes e culminar nos escritórios do Conselho Distrital de Lilongwe.

Os manifestantes estarão trajados de vermelho e preto, simbolizando luto e unidade, e haverá uma cerimónia de velas acesas que servirá como um lembrete pungente pelas vidas que se foram.

Os organizadores das manifestações, afirmam não ser apenas um protesto, mas sim uma demanda pela justiça.

À medida que o dia se aproxima, a urgência do apelo do Centro para Iniciativas de Democracia e Desenvolvimento Econômico, por justiça ressoa por toda a nação.(RM Blantyre)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *