NoticiasAI

Mambas sobem apenas um degrau na FIFA

Moçambique continua no top-100 do ranking da FIFA, após a actualização feita, esta quinta-feira, pelo órgão reitor do futebol mundial. O nosso país subiu um lugar e é agora o 98º colocado de um ranking que mantem o top-5 liderado pela Argentina, campeã do mundo, enquanto Marrocos continua a ser o país africano melhor posicionado e quase a entrar para o top-10

A selecção nacional de futebol subiu apenas um lugar no ranking da FIFA divulgado, esta quinta-feira, passando da anterior 99ª posição, para a 98ª. A subida dos Mambas no ranking mundial foi graças aos resultados alcançados em Setembro passado, diante de Eswatini, nomeadamente: o empate e a vitória, conjugados com os resultados das restantes equipas que estavam nos lugares acima e abaixo do combinado nacional.

Com os quatro pontos somados na fase de qualificação ao CAN-2025, Moçambique soma mais três pontos em relação à pontuação anterior, contando agora com 1229, contra os 1226.03 da última actualização.

O combinado nacional escala um lugar graças à descida das selecções de Palestina (baixou dois lugares) e Arménia (caíu três lugares), mas também porque Tailândia subiu quatro lugares, saindo da posição 100 para a posição 96.

Mali, que faz parte do mesmo grupo dos Mambas na qualificação ao CAN-2025, manteve a sua 54ª posição, depois de alcançar uma vitória e um empate diante da Guiné-Bissau, em Setembro. Os “Djurtus”, por seu turno, caíram um lugar e são agora 116º colocados, no ranking da FIFA.

Já Eswatini, que foi adversário dos Mambas, também caiu um lugar e ocupa a 160ª posição.

No que aos adversários dos Mambas na qualificação ao mundial o destaque continua a ser Argélia, que nesta actualização subiu quatro lugares, passando da 41ª para a 37ª posição, seguido da Guiné Conacri, que também subiu quatro lugares e é agora 78º posicionado. Uganda subiu três lugares e ocupa agora a 87ª posição.

O ranking da FIFA não teve alterações no top-5, com Argentina ainda líder, seguido da França, Espanha, Inglaterra e Brasil, a melhor selecção da CPLP. Portugal, que em Setembro teve um empate e uma vitória, subiu um lugar e é, agora, o 7º posicionado, em troca com os Países Baixos.

Marrocos, que subiu um lugar e ocupa a 13ª posição, Senegal, que entra para o top-20 (é 20º), e Egipto, 30º posicionado, são as melhores selecções africanas no ranking da FIFA.

Dos Países Africanos de Língua Portuguesa, PALOP’s, Cabo Verde continua a melhor selecção, pese embora tenha descido sete posições devido às duas derrotas sofridas  em Setembro, enquanto Angola, já qualificado ao Campeonato Africano das Nações de Marrocos, em 2025, subiu apenas três degraus e está na posição 82.

 

DESTAQUE

Com os quatro pontos somados na fase de qualificação ao CAN-2025, Moçambique soma mais três pontos em relação à pontuação anterior, contando agora com 1229, contra os 1226.03 da última actualização.

Fonte:O País