FOI em ambiente festivo e de forma apoteótica que a Selecção Nacional Sub-20 de Futebol, vulgo “Mambinhas”, foi ontem recebida, no Aeroporto Internacional de Maputo, pelos secretários de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, e o da Juventude e Emprego, Osvaldo Petersburgo, em nome do Governo moçambicano.

Para além do movimento desportivo designado “Onda Vermelha”, também se fizeram presentes no aeroporto familiares, amigos e curiosos, com vista a renderem uma singela homenagem aos jogadores pela qualificação ao Campeonato Africano das Nações da categoria, que terá lugar  na Mauritânia, e pela conquista do título inédito na 27ª edição do Torneio COSAFA, terminado domingo último na cidade portuária de Port Elizabeth, África do Sul.

A vinda dos representantes moçambicanos, que anteriormente estava prevista para acontecer por via terrestre, acabou sendo anulada, graças à intervenção do governo, que se predispôs a organizar um voo charter, num gesto impulsionado pelo Chefe do Estado.

“Quando a equipa passou para as meias-finais, mobilizámos todas as condições logísticas para que pudesse chegar condignamente ao país. Sempre houve um tratamento digno para as selecções. O regresso dos “Mambinhas” já estava acautelado num voo charter, mas a FMF achou que não deveria ser assim! Depois de o treinador Dário Monteiro ter pedido ao Primeiro-Ministro, voltámos a reactivar a questão do voo charter para os trazer. Este tipo de acompanhamento será permanente e a preparação para Mauritânia começa agora”, destacou Gilberto Mendes.

Com o arranque do CAN à porta, uma  vez que irá arrancar no mês de Fevereiro, dependendo da actual situação epidemiológica do vírus da Covid-19, Gilberto ressaltou que já iniciou um trabalho conjunto entre o SED e a Federação Moçambicana de Futebol (FMF), com vista à coordenação de todas asacções.

“O nosso objectivo é dar algum andamento nas pernas dos jogadores, tendo em conta que as competições ainda não iniciaram. Também é preciso salientar que temos jogadores que não fizeram parte deste conjunto e acreditamos que em Fevereiro a selecção estará mais forte. Tudo isto só será possível num trabalho coordenado”, explicou Mendes.

PR recebe hoje os campeões

O SED anunciou, igualmente, que a delegação moçambicana será hoje recebida pelo estadista moçambicano, Filipe Jacinto Nyusi, ocasião em que será oferecido um almoço aos atletas. A concentração até à Presidência da República será na sede da FMF, donde irão deslocar-se para a Presidência da República.

DÁRIO MONTEIRO, TÉCNICO DA SELECÇÃO NACIONAL: Eles é que são os verdadeiros heróis 

“O mais importante é para os jogadores. Como jogador não tive a oportunidade de participar num Africano da categoria e se estes jogadores conseguiram esta proeza é porque têm boas perspectivas do futuro, mais importante para o treinador ou qualquer outra pessoa, o destaque vai para os atletas porque eles têm um percurso pela frente. Esta oportunidade é única para poderem olhar e valorizar as suas carreiras. Eles é que foram os verdadeiros heróis. Eu apenas ajudei”, anotou Dário Monteiro.

CELTON, CAPITÃO DA SELECÇÃO: Sentimo-nos honrados

“Sinceramente que não esperávamos receber todo este carrinho. Estamos felizes com tudo isto. Sentimo-nos honrados por esta calorosa recepção. Agradecer ao povo moçambicano pela calorosa recepção que nos proporcionou. Não foi fácil lutar com muitas selecções fortes, mas sempre acreditámos que chegaríamos ao CAN. O trabalho em equipa ajudou bastante e nossa crença nos levou longe”.

(RAIMUNDO ZANDAMELA e Fotos de INÁCIO PEREIRA)

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *