Muitas actividades desportivas foram canceladas este fim de semana devido às manifestações de quinta e sexta-feira. O campeonato nacional de basquetebol feminino e a jornada da Poule de Apuramento ao Moçambola-2025 estão entre as competições canceladas.

As manifestações populares que aconteceram na quinta e sexta-feira em todo país não paralisaram apenas actividades sociais, políticas e económicas. O desporto foi outro sector prejudicado, com o cancelamento de várias competições que tinham sido agendadas para este fim-de-semana.

No rei futebol, através deste comunicado, a Federação Moçambicana de Futebol cancelou os jogos da segunda jornada da segunda volta da Poule de Apuramento ao Moçambola-2025, em todas as regiões do país.

O cancelamento, de acordo com o comunicado, é em virtude das manifestações políticas que têm ocorrido em todo país e no interesse de preservar a segurança e integridade de todos os participantes.

“Esta medida foi tomada com base na análise da situação actual e nos melhores interesses dos clubes, atletas e adeptos envolvidos”, lê-se no comunicado.

Entretanto, de acordo com o comunicado da FMF, “Excepcionalmente mantêm-se os jogos das equipas que já se encontram nos locais de competição, asseguradas as condições de segurança nestes casos específicos”. É o caso do Ferroviário de Nacala, que está em Lichinga para defrontar as Águias Especiais locais.

No basquetebol, a Liga Moçambicana da modalidade cancelou os jogos que deveriam ter acontecido na quinta-feira e sexta-feira da Liga Sasol, o campeonato nacional de basquetebol feminino, com destaque para o Costa do Sol vs Ferroviário de Maputo.

Também através de um comunicado, a Liga Moçambicana de Basquetebol escreve que “por motivos de realinhamento e remarcação dos jogos, a jornada de hoje, 25 de Outubro de 2024, fica adiada. Brevemente a LMB irá emitir um comunicado com mais informações sobre os jogos”.

A natação também adiou suas competições, com destaque para o torneio de escolas que deveria ter lugar este sábado e domingo. A Associação de Natação da cidade de Maputo diz que o cancelamento deve-se à intransitabilidade de algumas vias e o medo que paira em alguns pais e encarregados de educação dos alunos.

Assim, as provas de natação prosseguem próximo fim de semana com o torneio de Especialistas Manuel Tomé.

Finalmente o Super Picanto e Blutech Grupo M. A quarta prova anual devia acontecer este sábado, mas devido às manifestações os motores não vão roncar, até uma data a anunciar.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *