A PROVÍNCIA de Maputo vai contratar, este ano, mais 190 médicos, o que poderá melhorar a disponibilidade de profissionais de Saúde para a população.

O dado foi partilhado, hoje (29), pela Secretária de Estado, em Maputo, Vitória Diogo, durante a cerimónia de homenagem a classe, por ocasião da passagem do Dia do Médico Moçambicano, assinalado ontem, domingo (28).

Diogo afirmou que, actualmente, a província conta com 235 médicos, dos quais 59 são especialistas, por isso, um médico está para 11.265 habitantes, o que poderá melhorar com a contratação de mais profissionais.

De acordo com a fonte, a classe médica tem cumprido com zelo o seu papel, mesmo diante de desafios, sobretudo com a eclosão da pandemia da Covid-19.

“Estamos cientes que trabalham vezes sem conta, sem transporte desejado de casa para o local de trabalho, muitas ocasiões com escassez de algum material nas nossas unidades sanitárias, mas sempre souberam dignificar os serviços de Saúde, fruto do vosso comprometimento e sentido de responsabilidade e dever”, reconheceu a Secretária de Estado.

Apontou ainda que os actos administrativos, como progressões, promoções, mudanças de carreira continuaram a decorrer no presente ano.

O Dia do Médico Moçambicano foi celebrado sob o lema “Pela dignidade da classe médica no combate a Covid-19”.

De lembrar que dois profissionais de saúde morreram devido a Covid-19 e 350 foram infectados pela doença, dos quais 39 são médicos.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *