É inaugurada esta quarta-feira, 5 de Dezembro, pelas 17.00 horas, no Auditório do BCI, em Maputo, a exposição “Diversidades”, do artista plástico moçambicano Matxakhosa. Composta por 24 obras de cerâmica, em que predomina a modelagem, “Diversidades” ilustra “a preocupação do artista com as questões ambientais, em particular, em relação à maneira como o ser humano se relaciona e explora recursos naturais” – refere uma nota do autor.

Mais conhecido por Matxakhosa, no meio artístico, José Eugénio Cossa nasceu na então cidade de Lourenço Marques, hoje Maputo, em 1974. Oriundo de uma família ligada às artes plásticas (o seu irmão mais velho, Xikhosa, é um renomado ceramista moçambicano), a sua vocação pelas artes, em particular a cerâmica, revelou-se bastante cedo. Entre 1994 e 1996 frequentou um curso básico de cerâmica na Escola Nacional de Artes Visuais, lançando-se, mais tarde, no mundo das artes. É membro da ACHUFRE, AMF e do Núcleo de Arte, e de 2000 a 2005 foi professor de cerâmica, batik, desenho e pintura no Ministério Arco Íris, em Maputo.

No ano 2000 orientou o workshop: “Pinturas Unidas”, com crianças de vários países do mundo, em Tomar-Portugal. Em 2001 colaborou com “Hihlurile Skill Development”, na África do Sul. Em 2009 elaborou o módulo de Educação Visual e deu aulas aos formandos da 10ª classe +1, no Centro de Formação dos Professores em Bilibiza – Cabo Delgado. De 2010 a 2014 frequentou o curso de Gestão e Estudos da Cultura no Instituto Superior de Artes e Cultura.

Ao longo da sua carreira foi protagonista em workshops e em exposições individuais e colectivas, dentro e fora do país, sendo de destacar: Workshop de pintura (Moçambique- Holanda), CCFM (1997); Workshop de cerâmica com Reinata Sadimba- ENAV; (1998); – Workshop e exposições colectivas: Leiria, Tomar e Lisboa (2000); Workshop “Arte na Paisagem”- Boane, Exposição individual de cerâmica e pintura: “Hiyoleyo Ndzava”- CCFM, Exposição colectiva – Fórum Social Internacional- Porto Alegre- Brasil (2004); 2005 – Workshop (norte-sul) – Pemba, Workshop de pintura- Núcleo de Arte, Exposição individual de cerâmica e pintura “UngaLahliNtiyiso” – Camões (2005); Exposição Individual de cerâmica- ICEMA, Maputo (2017); Exposição Individual de Cerâmica/ Pintura “Poder e Meio Ambiente”- CCMB (2018).

Refira-se que a exposição, com entrada livre, poderá ser vista até ao dia 15 de Dezembro.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *