As redes eléctricas de Sofala, província e cidade de Maputo serão expandidas e reforçadas entre este Novembro e Março do próximo ano, fazendo com que a energia chegue a mais famílias e a qualidade melhore para os consumidores.

Os trabalhos inserem-se num projecto destinado ao melhoramento e expansão das redes eléctricas nos três pontos do país desenhado pela Electricidade de Moçambique (EDM).

O arranque das obras segue-se à adjudicação, na semana finda, das empreitadas a três empreiteiros, que se acredita estarem já a mobilizar equipamentos e materiais para o teatro das operações.  

O valor global para a execução das obras é de 365.9 milhões de meticais e será distribuído pelos três empreiteiros, nomeadamente Test Top Lda (147.2 milhões), Electroredes Lda (118 milhões) e Mpisa, que ficou com 100 milhões de meticais.

Alberto Banze, director-geral de Distribuição na EDM, disse que o projecto vai dar prioridade as zonas urbanas, periurbanas e bairros de expansão, que ainda não são abrangidas pela energia eléctrica e/ou chega com má qualidade devido à precariedade das redes.

Desta forma, na província de Maputo, por exemplo, serão contempladas bairros da Matola como Nkobe, Matlemele, Intaka, Muhalaze, Mucupe, cujo grau de expansão e qualidade são grandemente baixos, havendo momentos nas noites em que os clientes da EDM preferem desligar os electrodomésticos para evitar que sejam destruídos pela corrente. Em alguns pontos destes bairros ou outros da Matola, no geral, a corrente simplesmente ainda não chegou, barrando o desenvolvimento das comunidades.

Para o caso da Matola, um dos estaleiros está a ser instalado entre a zona de Machava Km 15 e Nkobe, junto a uma paragem designada de “Fios”, por ser atravessada pela linha Komatipoort-Infulene.

No local, vê-se, entre outros equipamentos, postes de dimensões diferentes que vão suportar as linhas de média e baixa tensão.

Sem entrar em detalhes, a fonte disse que o leque dos trabalhos contempla a construção de redes de média e baixa tensão, instalação de postos de transformação, de iluminação pública e ligações domiciliárias à medida que as obras decorrem.

As novas ligações a serem feitas neste projecto poderão contribuir para o alcance da meta de 200 mil consumidores de energia programada para o presente ano.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/sociedade/73677-melhora-qualidade-de-energia-electrica-em-maputo-e-sofala.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *