Mineração ilegal: Deslizamento de terra causa uma morte na Zambézia

Uma pessoa morreu e outra contraiu ferimentos graves depois de deslizamento de terra numa mina de exploração de tantalite no distrito de Mulevala, província da Zambézia. O caso ocorreu por volta da uma hora da madrugada, no passado dia 30 do mês de Maio.

Segundo consta, o finado encontrava-se na companhia do seu colega a praticar a mineração ilegal. Entretanto, por se tratar do período nocturno, os mesmos não conseguiram evitar o incidente quanto os solos começaram a deslizar, de acordo com o porta-voz do comando provincial da Zambézia Sidner Lonzo.

Segundo a fonte, a situação da mineração ilegal na província preocupa as autoridades. “Só este ano, por conta da mineração ilegal, e nas mesmas circunstâncias, morreram cinco pessoas em três casos registados de deslizamento de terra nos distritos de Gilé e Alto-Molócue nos meses de Janeiro a Março”, disse.

Na verdade, a situação da mineração ilegal, muitas vezes envolve crianças em idade escolar. Muitas delas abdicam-se da escola para praticar aquela actividade, sujeitas a todos os riscos de vida. O facto ocorre sob olhar impávido dos seus pais e das autoridades de tutela.

 

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *