Não há moçambicanos associados às manifestações de protesto contra uma intervenção policial no bairro da Jamaica, nos arredores da capital portuguesa, no domingo, nem na de segunda-feira em frente ao Ministério da Administração Interna, na baixa lisboeta, confirmaram esta quarta-feira à AIM, em Lisboa, fontes da Embaixada de Moçambique em Portugal.
“Onde há rixas, os moçambicanos evitam estar”, sublinharam as fontes, descrevendo o comportamento pacífico da comunidade moçambicana residente em Portugal. Actualmente, vivem em Portugal pouco mais de três mil moçambicanos, segundo números do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e Consulado Geral de Moçambique em Lisboa.
Após a manifestação em frente ao Ministério da Administração Interna na segunda-feira, em Lisboa, quatro pessoas foram detidas na sequência do apedrejamento de elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP) por participantes no protesto, convocado para dizer “basta à violência policial e abaixo o racismo”. Este protesto ocorreu um dia depois de incidentes idênticos no Vale de Chícharos, conhecido por bairro da Jamaica, entre a PSP e moradores, no qual cinco civis e um polícia contraíram ferimentos.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *