Moçambicanos no estrangeiro: quase todos em acção

Dos moçambicanos a actuarem fora de portas, os destaques vão para Reinildo, que teve uma estreia agri-doce, tendo sido titular na sua equipa, mas visto a primeira cartolina amarela da Ligue 1, enquanto Mexer não saiu do banco. Reginaldo fez apenas um minuto e outros estiveram em grande, nas suas equipas

Moçambique conta com um vasto leque de jogadores a actuar fora de portas. Dos principais, o destaque vai para os seguintes jogadores: Zainadine Jr. (Maritimo de Portugal), Mexer (Bordéus da França), Reinildo (Lille da França), Edmilson (Cape Town da África do Sul), David Malembane (Lokomotiv da Bulgária), Chico (Sporting TS da África do Sul), Kambala (Baroka da África do Sul), Geraldo (Marítimo de Portugal), Kamo Kamo (Amora de Portugal), Luis Miquissone (Simba da Tanzania), Clesio (Zira FK do Azerbaijão), Reginaldo (Kaysar do Cazaquistão), Witi (Nacional da Madeira de Portugal), Ratifo (Pforzheim da Alemanha), Geny Catamo (Sporting de Portugal), Dominguez (Bidvest da África do Sul), Bruno Langa (Amora de Portugal).

Alguns destes jogadores já começaram a competir nos seus clubes, e este final de semana tiveram momentos diferentes. Alguns, muitos, foram titulares nas suas equipas, outros não sairam do banco e um deles viu o cartão vermelho na estreia.

Um a um acompanhamos a actuação dos moçambicanos na diáspora.

Edmilson totalista e vitorioso

O defesa esquerdo moçambicano, Edmilson Dove, foi titular e totalista na partida deste domingo, diante do Orlando Pirates, em partida da 27ª jornada da primeira liga sul-africana. A turma de Dove venceu por uma bola sem resposta resultado alcançado ainda na primeira parte. Com 36 pontos, o Cape Town City é agora o sétimo classificado da Premier Soccer League.

Chico segura empate na segunda divisão

Outro moçambicano na África do Sul, mas na divisão secundária, é Chico Muchanga, antigo central do Ferroviário de Maputo. O internacional moçambicano foi titular no TS Sporting, que empatou, este domingo, diante do Tshakhuma FC, a um golo, em desafio da antepenúltima jornada da Segunda Divisão futebolística da vizinha África do Sul. Um empate comprometedor para as contas da manutenção na divisão secundária do futebol sul-africano. Chawa, antigo jogador do Costa do Sol, marcou o golo da turma de Chico, que coupa a 15ª posição.

Kambala foi titular e viu Baroka perder

Ainda na África do Sul, o internacional moçambicano Manuel Kambala foi titular no Baroka, da primeira divisão, e foi substituído ao intervalo. Mas antes viu a sua equipa sofrer um golos aos 7 minutos, resultado com que terminou a partida, com vitória do Chippa United e que coloca a turma do meio-campista na zona do perigo, ou seja, na 14ª posição, com mais um ponto em relação a primeira equipa que está na zona da despromoção. Facto mesmo é que o Baroka está na zona de aflição, quando faltam cinco jornadas para o final da PSL.

Dominguez outside no Bidvest Wits

O capitão dos Mambas, Dominguez, outro dos jogadores que actua no campeonato sul-africano, continua sem fazer das escolhas de Hunt, até porque só há alguns dias regressou a África do Sul, para se juntar aos colegas. Por isso mesmo terá visto o Bidvest Wits vencer por duas bolas a uma, diante do Amazulu, resultado que coloca a turma de Dominguez na 4ª posição, com 44 pontos e menos dois jogos, e bem lançado para ocupar os lugares das Afrotaças.

Espera-se que o internacional moçambicano possa regressar o mais rápido aos trabalhos do Bidvest Wits, e que esteja em boa forma para o que resta do campeonato sul-africano.

Reinildo titular, mas expulso no Lille

Reinildo Mandava fez a estreia da Ligue 1, da França, como titular no Lille, no embate diante do Rennes, mas não teve uma participação de todo feliz. É que aos 43 minutos acabou expulso, depois de uma entrada irregular. Mas até ao momento da expulsão do internacional moçambicano, o Lille vencia por 1-0, mas permitiu o empate já na segunda parte. Assim, o Lille, do internacional moçambicano Reinildo, bem como o Rennes, antiga equipa do Mexer, somam um ponto cada, na abertura da edição 2020/21, da liga francesa.

Mexer no banco e Bordéus empata

O central moçambicano, também a actuar na França, Mexer, iniciou a temporada 2020/21 no banco de suplentes, no Bordéus. Ainda assim, viu a equipa a estrear-se com um empate sem abertura de contagem diante do Nantes, em partida que foi de arranque da época, na passada sexta-feira. Nem mesmo com a expulsão do outro central da equipa, Zerkane, o internacional moçambicano não caiu nas graças de Jean Louis Gasset, que manteve o central moçambicano no banco. Tal como o Lille, de Reinildo Mandava, o Bordéus de Mexer começa a época com um empate e um ponto conquistado. Na próxima jornada os Girondinos vão à casa do Angers.

Malembana titular, mas substituído por lesão

Na Bulgária, o moçambicano David Malembane entrou a titular na vitória do Lokomotiv Plovdiv, sobre o Slavia Sofia, na passada sexta-feira, por 2-0, em partida que abriu a terceira jornada da 1ª Liga Profissional de Futebol daquele país. David Malembana jogou no eixo da defesa, mas uma lesão, no arranque da segunda parte, fez com que o jogador fosse substituído. Os golos do Lokomotiv Plovdiv foram apontados por Ante Aralica e Karagaren nos minutos 34 e 81, respectivamente. Com o resultado, a turma do moçambicano está na linha da frente, com seis pontos conquistados em três jornadas.

Clésio totalista no empate da sua equipa com anterior clube

Clésio Baúque é outro moçambuicano que esteve em grande neste final de semana. Foi titular na sua nova equipa, o Zira FK, no embate disputado este domingo, diante da sua anterior equipa, o Gabala FC. O embate terminou com empate a um golo. A antiga equipa de Clésio foi a primeira a marcar, ao terceiro minuto de jogo, por intermédio de Mammadov, mas 25 minutos depois a equipa de Clésio chegou ao empate por Ramazanov. Com este empate a formação de Clésio Baúque ocupa a quarta posição da tabela classificativa com um ponto, numa prova em que tomam parte oito equipas e é liderada pelo Qarabag com três pontos.

Genny Catamo salta do banco no Sporting

O jovem internacional moçambicano, Geny Catamo, estreou-se na equipa principal do Sporting, no passado sábado, em partida da pré-época, uma partida em que os “leões” perderam diante do Farense por 2-1. Geny Catamo entrou já na segunda parte, aos 75 minutos, como aposta de Rúbem Amorim, que ficou satisfeito com a prestação do jovem talento da pérola do índico. O leões foram os primeiros a balançar as redes, por intermédio de Jovane Cabral. Ryan Gauld e Patrick Fernandes apontaram os golos para o conjunto algarvio.

Reginaldo faz um minuto na vitória do Kaysar

Já o internacional moçambicano Reginaldo Faite iniciou no banco o jogo em que a sua equipa, o Kaysar, venceu o Zhetysu, por uma bola sem resposta, em partida da sexta jornada da Liga Profissional do Cazaquistão. O moçambicano entrou já no tempo de compensação, ou seja, aos 91 minutos, e fez apenas um minuto antes do apito final do árbitro do encontro. Ainda assim, com a vitória, o Kaysar está no pelotão da frente, com 10 pontos em quatro jogos, menos dois jogos em relação ao líder da prova, o Almaty, que soma 15 pontos.

Entretanto, os jogadores que actuam em Portugal ainda estão na pré-época, e ainda não começaram a sua competição. São os casos de Zainadine Jr. e Geraldo, ambos no Maritimo, Kamo Kamo, Neymar Canhemba e Bruno Langa, todos no Amora, Witi, no Nacional da Madeira, o mesmo que acontece com Stanley Ratifo, no Pforzheim da Alemanha e Luis Miquissone, no Simba da Tanzania, este último ainda de férias.

Mas sabe-se que o país tem mais jogadores saídos nos últimos tempos para os clubes portugueses, estando a fazer parte da pré-época das respectivas equipas.

 

 

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *