A consultora Focus Economics reviu em ligeira baixa de 0,1% a previsão de crescimento para Moçambique, antecipando agora um crescimento de 3,7% para este ano, que acelera para 4,3% em 2020.

“O crescimento deve acelerar este ano, ajudado pela gradual melhoria das condições monetárias e dos fluxos de investimento, particularmente para os megaprojectos na área do gás natural liquefeito”, escrevem os analistas.

No relatório deste mês sobre as principais economias africanas, enviado aos clientes, ao qual a Lusa teve acesso, a Focus Economics antevê um crescimento de 3,7% para este ano e uma aceleração para 4,3% em 2020, mas alerta que “o forte peso da dívida vai continuar a ensombrar as perspectivas de evolução da economia”.

No último trimestre do ano passado “a economia parece ter ganho fôlego, que se seguiu a um terceiro trimestre modesto, ainda que com um notório crescimento da produção na indústria extractiva”.

A inflação aumentou para 3,8% em Janeiro, face aos 3,5% que tinha registado em Dezembro, lembram os analistas, que dizem esperar que a subida dos preços registe um valor de 5,7% este ano e 5,9% no próximo.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *