MOÇAMBIQUE está entre os países com altas taxas de positividade do novo coronavírus da região austral de África, acima de 20 por cento.

Dados partilhados ontem pela directora nacional adjunta de Saúde Pública indicam que, de domingo para ontem, o país notificou cinco óbitos devido à Covid-19, com idades variando de 53 e 70 anos. Das vítimas, quatro são do sexo masculino.

Benigna Matsinhe, que falava na conferência de imprensa semanal de actualização da informação sobre a evolução da Covid-19 no país e no mundo, anotou que no intervalo em análise mais 27 doentes foram internados e 20 receberam alta.

Até ontem, 318 pacientes continuavam internados nos centros de tratamento da Covid-19 e noutras unidades hospitalares, na sua maioria na cidade de Maputo, com 79,2 por cento.

Explicou que, dos indivíduos que estão neste momento a lutar pela vida no leito hospitalar, 247 são do sexo masculino e 71 do sexo feminino, estando a maioria nas faixas etárias de 45 a 59 anos (com 89 internados) e acima dos 60 anos (com 238). 

Afirmou ainda que, dos pacientes internados, 156 estão em estado clínico moderado, 140 em situação grave e 22 num quadro de saúde crítico.

“Destes, 217 estão submetidos à oxigenoterapia e 14 à ventilação, nos cuidados intensivos. Das dez crianças internadas, três encontram-se em estado grave e sete em estado moderado”, anotou Matsinhe, afirmando que a maior parte dos doentes padece de patologias crónicas diversas, com destaque para a hipertensão arterial e diabetes.

A fonte anunciou ainda o registo de 312 novos casos de infecção (elevando para 44.912 o cumulativo de contaminados) e 27.438 recuperados, 276 dos quais anunciados ontem.

Face à alta transmissão do vírus no país, a Saúde apela, uma vez mais, à necessidade do cumprimento das medidas de prevenção da doença e aconselha a adopção de uma alimentação saudável e rica em vitaminas para o fortalecimento do sistema imunológico, que é a capacidade de o organismo se defender e resistir a ataques de doenças, incluindo a Covid-19.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *